Sobre os tempos de confirmação para Bitcoin

TEMPOS DE CONFIRMAÇÃO PARA BITCOIN POR VELOCIDADE

PADRÃO – Este é um tempo recomendado para quem precisa das moedas entre 6h a 12h, que é o tempo de confirmação mais comum da rede.

RÁPIDA – É o tempo de confirmação para 1 Tempo de Bloco da rede. Podendo variar de 1 minuto a mais de 1 hora, a depender apenas da confirmação do Bloco, sem ação possível para aumentar ou diminuir esse tempo.

BATCH – Essa técnica não tem um tempo determinado como Padrão ou Rápida, ela é inicialmente de envio lento, criando uma fila onde várias transações são colocadas, e assim somando cada taxa de rede (fee) até a confirmação. Mas, existem lugares que não aceitam essa técnica, como Gateways ou Hubs de pagamento, ou fornecedores diretos. Ela é mais indicada para ser usada somente em Carteiras ou Corretoras. Isso deve ser conversado antes do envio. Para mais detalhes, acesse este link.

LN/Lightning Network – Esse tipo de transação é instantânea, e só pode ser feita para endereços lnbc1. Saiba mais sobre a LN neste artigo: O que é Lightning Network? Para saber como usar veja este post: Phoenix Wallet para Bitcoin Lightning Network off-chain – esse tipo de transação usa uma rede separada da blockchain e precisa de um canal, a abertura deste canal para esta wallet eu faço gratuitamente. Pergunte-me como no Whatsapp!

MAS POR QUE ISSO É TÃO LENTO?

O Bitcoin utiliza a rede chamada de Blockchain, essa rede é literalmente uma cadeia de blocos, e cada bloco carrega a informação das transações do Bitcoin.

De maneira menos complexa, podemos imaginar a Blockchain como um caderno com páginas que após algum tempo depois de serem escritas, nunca mais podem ser escritas novamente. Cada página no entanto leva de 1 minuto a mais de 1 hora para se gerada, isso é feito tudo sozinho, sem ninguém controlando por detrás. Este é chamado de Tempo de Bloco. Mas, para que isso ocorra neste caderno, uma taxa é paga. Essa taxa é uma contribuição para quem mantém o caderno imutável o mantenha seguro. Essa taxa no entanto é como uma fila, quanto maior o valor pago na Taxa, mais rápido a confirmação da página escrita é feita e a transação fica salva no caderno para poder ser usada. Ou seja? Se pagarmos uma taxa pequena para escrever no caderno, pode levar muito tempo. Se pagarmos mais caro na taxa, ficamos a frente da fila e podemos escrever logo no caderno.

A escrita aqui, é a confirmação do bloco na blockchain. Uma vez confirmado, o bloco fica registrado para todo o sempre. E a transação é dada como concluída. Assim, quanto mais rápido ela confirma, mais rápido você poderá usar seus Bitcoins para enviar novamente pra outro lugar.

O Bitcoin com o passar do tempo subiu muito de valor, e com isso as suas taxas de envio também. Por isso, ao comprarmos Bitcoin, devemos levar em conta que embutido a ele, há um custo de envio – em alguns lugares como Exchanges, este custo é visto somente na hora de retirar as moedas para outro lugar. Por isso, é bom analisar antes de sacar o custo de saque!

Com P2P, este custo é embutido antes e o valor cotado geralmente é o final, integral o que chega para o cliente.

No meu caso como P2P eu utilizo a metodologia das Exchanges dos envios Lentos, Padrão e Rápidos como um padrão. E também o formato Batch, ao qual sou o único até o momento que o utiliza.

SITES ÚTEIS PARA VER AS TAXAS DE ENVIO ANTES

https://mempool.space/

https://bitcoiner.live/?confidence=0.9

https://bitcoinfees.earn.com/

https://bitcoinfees.net/